Cursos de Ciência aberta

Os cursos serão ministrados pela Profª Dra. Viviane Veiga, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em Ciência. Pesquisadora no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde / ICICT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em SaúdeICICT/Fiocruz . Editora Associada do periódico RECIIS . Coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz. Coordenadora da Rede GO FAIR Brasil Saúde. Pesquisadora nas áreas de Gestão de Dados de Pesquisa, Acesso Aberto ao Conhecimento e Ciência Aberta.

Parte 1:  Princípios Fair e Gestão de Dados

PHOTO 2022 09 09 10 57 06     PHOTO 2022 09 09 10 57 07    PHOTO 2022 09 09 10 57 07(1)

Este curso abrange dois temas importantes no contexto da produção e disseminação de conhecimento científico atual: princípios FAIR e Plano de gestão de dados. Os princípios FAIR, um acrônimo para Findable, Accessible, Interoperable e Reusable, passaram a ter maior notoriedade, desde 2017, quando a Comissão Europeia, no programa H2020, passou a exigir um Plano de Gestão de Dados FAIR. Estes princípios se constituem como diretrizes globais para a adequada gestão de dados e objetos digitais. O principal objetivo destes princípios é que os dados e objetos digitais possam ser inteligíveis por humanos e por máquina. Agencias internacionais de fomento à pesquisa, como National Information Health, National Science Foundation e European Commission Funding, têm exigido um plano de gestão de dados como requisito para o financiamento de projetos. No Brasil a FAPESP e o CNPQ têm exigido a apresentação do PGD em diversos editais de fomento. Este Plano deve estar alinhado aos princípios FAIR. Considerando, que os princípios FAIR têm o intuito de apoiar o grau máximo de reuso dos dados, sendo considerados os elementos norteadores para uma boa gestão de dados, esta proposta de curso propõe a compreensão de conceitos básicos e ferramentas práticas para compreensão de cada subprincípio constituinte dos princípios FAIR com foco na elaboração de planos de gestão de dados FAIR.

Datas: 08/11, 11/11, 18/11, 22/11, 25/11 sempre no horário das 13h30 às 16h

Vagas limitadas.

Inscrições aqui.

 Parte 2:  Disseminação de Dados de Pesquisa em Repositórios

PHOTO 2022 09 09 10 57 18    PHOTO 2022 09 09 10 57 19

O processo de produção e comunicação da ciência tem sofrido diversas mudanças que impactam diretamente em todo o processo de disseminação da informação. Estas mudanças têm impactado o modo como pesquisadores, editores e bibliotecários atuam no processo de coleta, seleção, processamento e disseminação de dados e informação. O processo de gestão, compartilhamento e abertura de dados de pesquisa apresenta imensos desafios para pesquisadores e bibliotecas no Brasil e no mundo. A gestão de dados de pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI sendo os dados o principal insumo informacional para o desenvolvimento de novas pesquisas. É crescente a exigência por diversos atores científicos, da disseminação dos dados de pesquisa em periódicos e repositórios digitais. Os periódicos científicos alinhados ao movimento em prol da ciência aberta, têm exigido o acesso aos dados de pesquisa, em diversos formatos. Os repositórios digitais têm se constituído como a infraestrutura tecnológica para a disseminação de dados de pesquisa. As bibliotecas enquanto unidades de informação de apoio ao desenvolvimento de atividades de investigação cumprem o papel de dar assistência aos pesquisadores no processo de gestão e curadoria de dados. Esta proposta de curso propõe a compreensão de conceitos básicos e ferramentas práticas da gestão de dados de pesquisa com foco em metadados para gestão de dados e sua disseminação em repositórios de dados de pesquisa e periódicos.

Datas: 03, 07, 10 e 14 de fevereiro de 2023, das 13h30 às 16h.

Inscrições aqui.