Portaria n. 2803/2020 é assinada pela Reitora Prof.ª Dr.ª Soraya Soubhi Smaili, no dia 23 de outubro de 2020. Discutida em reunião no dia 02 de setembro de 2020 pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC), esta portaria institui as normas para depósito no Repositório Institucional Unifesp de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e demais produções técnicas ou bibliográficas apresentadas com finalidade de obtenção de título produzidos nesta universidade.

 

  

O que significa esta portaria? A partir de agora todos os documentos citados para obtenção de título não serão mais entregues em formato de papel e sim digital e deverão, dessa forma, serem depositados no Repositório Institucional UNIFESP, local oficial para guarda e preservação desses documentos.

 

 O Repositório Institucional UNIFESP (RIUNIFESP) está disponível no link http://repositorio.unifesp.br/, em acesso aberto. No ar desde 2017, a plataforma reúne toda a produção intelectual institucional da universidade e é gerido pela Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp (CRBU) e pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). 

 Esta ação visa fortalecer a divulgação da produção da universidade e incentivar o acesso aberto da ciência, disponibilizando à sociedade todo conhecimento adquirido nas pesquisas. 

Para os autores, os depósitos no RIUNIFESP aumentam a visibilidade de suas produções, suas citações e servem como fonte para novos estudos.